Outro dia, durante um culto, estive pensando em como seria olhar as coisas de cima... Como se tudo fosse uma planta baixa. Cheguei à conclusão de que, se você olha de cima, o tamanho real do que você vê não importa: todas as coisas se tornam pontos achatados, iguais. Mesmo o mais alto dos prédios não teria grande valor se fosse visto dessa perspectiva.
Depois me perguntei: será que Deus vê tudo de cima? Se ele está acima, assentado no seu trono celestial, é assim que ele nos vê?
Geralmente pensamos em um Deus que, quando fazemos algo de errado, se inclina do seu trono e nos dá uma "espiada" lá do alto. Com certeza, nos julgando, nos vendo pequenininhos e fazendo aquele "tsc tsc tsc" de reprovação.
Refletir sob essa perspectiva é assustador. O consolo vem quando percebemos que Deus está no meio de nós e nos olha não de cima, mas do nosso lado.
Olha o que João 1 fala:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdadeJoão 1: 1, 2 e 14
Que coisa simples e confortante! Através da vinda de Jesus, Deus "armou sua tenda" entre nós. O criador dos céus e da terra me olha com interesse, tal como sou, do tamanho que sou. Ele se importa com meus problemas, e não os vê menores do que eles são pra mim. A diferença é que Ele tem pleno poder para os resolver.
Confie que o Senhor está do seu lado. Nas horas difíceis, Ele não fica só te observando... Ele segura sua mão!