23 de ago. de 2011

Aprendendo a enterrar

Qual foi a última vez que você leu algum trecho do livro de Miqueias? Trata-se de uma obra profética, localizada entre Jonas e Naum. Miqueias trata, entre outras coisas, de líderes (profetas, sacerdotes) que gorvernavam com interesse e fora dos preceitos do Senhor; e de povos inteiros corrompidos, dados à idolatria, e uma violência cravada mesmo dentro dos lares. Em geral, como várias obras proféticas, trata de pecado.

Miqueias apresenta uma progressão apaixonante entre a exposição do pecado, a condenação que seguirá e a maravilhosa recuperação do povo por Deus. Assim lemos no penúltimo versículo desse livro:
Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. - Miqueias 7:19
Esse texto dá respaldo ao difundido termo "mar do esquecimento". Pense bem. Depois de apresentar vários motivos pelos quais o Senhor poderia definitivamente se esquecer do povo, Miqueias mostra que Ele resolveu apagar os nossos pecados - e não ceifar nossa existência. Essa é uma das passagens mais lindas e confortantes da Bíblia.

Não podemos fazer da misericórdia de Deus nosso apoio para "pecar de consciência limpa". Muitas vezes nos flagramos tentando programar o perdão de coisas que já sabemos que vamos cometer. Não creio que seja esse o tipo de iniquidade que o Senhor lança nas profundezas do mar. Mas acredito plenamente que o arrependimento que parte de um coração sincero e contrito move o coração de Deus.

Precisamos aprender a não desenterrar as coisas nas quais o Pai já colocou um ponto final. Uma das maneiras mais ardilosas que o inimigo tem de nos afastar de Deus é fazendo-nos pensar que não fomos completamente perdoados. Há uma metáfora que diz que, no mar do esquecimento do Senhor, há uma placa em que se lê "Proibido Pescar".

Não crer na totalidade do perdão que Deus oferece é como invalidar o sacrifício da cruz - afinal, foi para isso que Cristo morreu, para perdoar nossas transgressões.

Se Deus já lançou os seus erros confessados nas profundezas do mar, não torne a mergulhar nessas águas. Como o apóstolo Paulo ensinou, esqueça completamente das coisas que ficaram para trás (Filipenses 3:13) e siga em direção a tudo aquilo que Deus ainda quer realizar em sua vida.

Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. - Miqueias 7:18 e 19