6 de set. de 2011

Caráter

Certa vez, preparando uma mensagem relacionada aos atributos de Deus, tive um desses "insights", que geralmente acontecem quando medito na Bíblia:
Deus é o conceito perfeito de todo o bom caráter.
Eu estava tentanto pensar em algumas qualidades de Deus. Foi quando percebi que os atributos são inesgotáveis, e então chegou esse pensamento. Todo o nome que pudermos dar a uma boa qualidade (justo, sincero, humilde, por exemplo) tem sua perfeita definição em Deus - porque nEle não há falha alguma.

Comecei a pensar em pessoas que são ícones em determinados aspectos. Lembrei da pessoa que considero mais honesto, da mais amorosa, da mais dedicada. E então me surpreendi com a simples verdade de que Deus é ainda mais honesto, amoroso, dedicado. Tão simples, e tão profundo.

Nossos amigos, alguns familiares ou pessoas que admiramos às vezes nos surpreendem com seu bom caráter. E há vezes em que, diante de algumas situações, nos perguntamos: "Fulano fez isso??? Logo Fulano?! Inacreditável!"...

Sabe, com Deus não há esse risco. Sua personalidade é imutável - imutavelmente perfeita. No Senhor não há decepções. Tudo que nEle é inquestionavelmente bom. Às vezes, a fraqueza do nosso caráter nos leva a pensar que o Senhor falhou conosco. Quantas vezes não somos tentados a maldizer, diante de alguma situação que consideramos injusta. Como daquela vez que Ele levou um parente seu, ou fechou uma porta que, na sua opinião, deveria ter sido aberta.

Nem sempre nossa razão aceita a grandeza de Deus. Saiba que isso é normal. Nossa mente não comporta o tamanho do nosso Pai. Para que isso não aconteça, coloque-o também no seu coração, e deixe-se guiar por aquele em que não há erros.