25 de nov. de 2011

Pecado em progressão

Há algumas semanas, ouvi uma palavra sobre o Salmo 1 e comecei a pensar em como a gente às vezes negligencia versículos e capítulos mais conhecidos da Bíblia. O interessante é que os decoramos justamente por terem um conteúdo importante, mas quase não se abordam esses textos em mensagens. É como se todo mundo soubesse o suficiente...

Creio que o versículo mais decorado da Bíblia seja João 3:16. Mas sabe quantas vezes eu ouvi uma mensagem sobre esse texto? Nenhuma. E sobre o Salmo 23? Também não.

Achei curioso a pessoa escolher falar do Salmo 1, e comecei a meditar nele também. Foi daí que veio o maná de hoje...

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1

É interessante notar os três verbos das ações que, segundo o salmista, não são praticadas por esse tal homem bem-aventurado. "Não anda", "não se detém" e "não se assenta".

Sabe, não existe pecado grande ou pequeno para Deus. Mas, enquanto humanos, reconhecemos que existem coisas que ferem mais do que outras, ou que são mais graves do que outras. Nas atitudes que tomamos, nem sempre refletimos sobre os efeitos que terão depois de algum tempo, nem para onde podem evoluir, mas a verdade é que, uma vez que abrimos a porta para o erro, só a misericórdia de Deus pode fechá-la.

Começamos com "pecadinhos", que às vezes estão presos apenas aos pensamentos. No dia seguinte, não achamos que repetir a dose vá fazer tão mal. No outro mês, é um hábito diário. E em um ano estamos escravizados por um pecado que se tornou maior do que nós mesmos.

Às vezes, em nosso caminhar, ficamos tentados a andar junto dos ímpios e seguir seus conselhos uma ou outra vez. Depois, já mais hipnotizados pelo mundo, nos detemos, paramos diante das trevas, admirados, seduzidos. Em um outro momento, nos assentamos e nos entregamos. Admitimos a entrada total do pecado nas nossas vidas, e seu domínio sobre nós.

Se você está andando segundo o conselho dos ímpios, resista à tentação de parar para ouvi-los. E se você já parou, ore por misericórdia para que Deus te livre antes que você se assente na roda dos escarnecedores.