8 de set. de 2011

Necrose

Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros...
Romanos 12: 4 e 5
Você já ouviu falar de crentes caseiros? São pessoas que entregaram sua vida ao Senhor, reconheceram o sacrifício de Jesus, mas decidiram que a melhor forma de viver sua "religião" (sim, com aspas) é de dentro de suas casas.

É verdade que muitas Igrejas estão poluídas por pessoas usando o nome de Deus para extorquir a fé, a devoção e os bens dos crentes. Isso não deve nos espantar, já que a palavra de Deus já nos preveniu que muitos viriam em nome de Jesus, mas a serviço de Satanás.

Esse quadro tem desencorajado pessoas estarem em uma igreja. O ensinamento de Paulo no texto acima é uma verdade incômoda para alguns: não importa o quanto isso seja sacrifical, precisamos tomar parte no corpo de Cristo como membros uns dos outros.

Os crentes caseiros são pessoas que adaptam essa ideia de corpo à sua comodidade, e decidem o seguinte: Cristo é o cabeça e eu sou tudo do pescoço pra baixo. É, de fato, conveniente demais estar na segurança de sua casa, desfrutando do Senhor sozinho. Mas fazer isso é ignorar seu papel no Reino de Deus.

Ser membros uns dos outros significa amar, suportar e trabalhar junto com pessoas que, assim como você, foram salvas e agora estão a serviço do Senhor. Relacionar-se com os outros, mesmo partilhando da mesma fé, é difícil. Muitas vezes, as diferenças e decepções inibem o desejo de estar em comunhão. Ainda assim, exercer essa membresia faz parte do plano de Deus para os seus salvos.

Desde o seu nascimento, você foi dotado de características únicas - tanto físicas quanto de personalidade. Acredite que tudo o que você é serve perfeitamente para a obra do Senhor. Isso não é mérito seu; é misericórdia de Deus, que nos escolheu para sermos participantes de Sua glória. Você foi criado para integrar o corpo de Cristo e edificar outras pessoas - crentes e não crentes - com o que você é.

Ao aceitar Jesus como seu salvador e entregar sua vida a Ele, você passa a fazer parte do corpo de Cristo. Tomar parte nele e assumir responsabilidades é parte do mandamento de tomar a sua cruz. Viver em isolamento espiritual é como ser um membro necrosado, morto dentro de um corpo.

O Reino de Deus é um organismo vivo e dinâmico, que precisa de membros vivos e dinâmicos. Se você está vivendo em necrose, peça misericórdia ao Senhor para nascer de novo, arregaçar as mangas e trabalhar junto com outros para que o evangelho continue se espalhando e salvando vidas.